O que é Alimentação Natural e seus benefícios.

Conheça os benefícios que a Alimentação Natural trás para o Golden Retriever, saiba como preparar, o que e como oferecer, conte e divida experiências com outros proprietários.

O que é Alimentação Natural e seus benefícios.

Mensagempor Ricardo RFA » 24 Dez 2013, 15:21

Alimentação Natural, ou AN (abreviando) é a forma de alimentar nossos cães o mais semelhante de como eles fariam suas refeições na natureza. Nossos cães, são descendentes de lobos, são caçadores e porque não dizer.. aproveitadores de sobras que a natureza oferece.

Alimentação Natural não tem nada a ver com alimentar os cães com sobras de comida do almoço e do jantar, aquele sobra da lasanha, ou aquela coxa de frango assado da padaria.

É uma dieta especialmente criada para os cães, que pode ser cozida ou crua (falaremos disso mais a diante). Na Alimentação Natural, todas as necessidades dos nossos cães são supridas, inclusive a necessidade de roer, dilacerar, mastigar, lamber e se entreter com a comida.

Esqueça alimentações rápidas, em que em apenas 10 segundos seu cão esvazia o potinho de comida. Esqueça também deixar ração o dia todo para que o cão coma quando quiser. Com a Alimentação Natural, além de se alimentar, o cão também se diverte e entretém, fora o fato principal, de ser saudável e reduzir as chances de doenças de pele, ossos, olhos, dentes e gengivas.

Nossa, mas então essa alimentação natural é um milagre! Se meu cão comer isso, será saudável para sempre? É mais ou menos isso mesmo!


Só que para começar, precisamos estudar um pouquinho e entender as necessidades básicas dos nossos cães. Precisamos também ter noção de que é MUITO mais trabalhosa do que abrir o saco de ração e despejar um pouco no comedouro duas vezes por dia.

No site www.cachorroverde.com.br, que hoje é o maior guia brasileiro de alimentação natural, você encontrará excelentes dicas e o passo a passo de como iniciar. Lá você vai tirar todas as suas dúvidas e é dele que tiramos a maioria das informações aqui postadas.

*** IMPORTANTE *** Não estou aqui de forma alguma desmerecendo as rações "super premium" que hoje encontramos no mercado. São ótimas rações, e para quem busca praticidade, hoje é ainda a melhor opção para alimentar nossos cães. Porém assim como tem pessoas que se preocupam com o que comem, e buscam cada vez mais uma alimentação saudável, fugindo de enlatados, embutidos, conservantes, flavorizantes encontrados em nossas comidas em proporções cada vez maiores, existem pessoas que buscam isso também para seus animais.

Muita gente pode achar um exagero, confesso que eu também achava, mas pesquisando sobre o assunto, achei muito interessante e viável.

Não tenho a pretensão de colocar aqui um super guia para o assunto, mas sim divulgar esse tipo de alimentação que tem auxiliado centenas de cães no Brasil.

Abaixo, alguns benefícios da alimentação natural crua para os nossos cães ( retirado do site Cachorro Verde):

Em resumo: todas aquelas associadas a uma dieta 100% caseira variada, preparada com alimentos nutritivos e saborosos e, principalmente, biologicamente adequada à espécie a que a dieta se destina!

* Água! Toda dieta caseira naturalmente contém pelo menos 70% de água (umidade), o que facilita a digestão dos alimentos e favorece a saúde dos rins e trato urinário.

* Sem aditivos! Não contém aditivos químicos controversos, como conservantes, flavorizantes sintéticos, aglutinantes, excesso de sódio etc, muitos dos quais podem ser prejudiciais à imunidade e à função hormonal.

* Não é monótona! É atraente ao paladar dos cães por ser úmida, variada e minimamente processada, o que preserva o sabor de cada alimento. A inclusão de alimentos diferentes regularmente amplia a gama de nutrientes ingeridos e reduz o risco de intolerância alimentar e alergia de fundo alimentar, associadas à oferta de dietas monótonas, sem variação de ingredientes.

* 100% customizável! Pode ser minimamente customizada a cada caso. Por exemplo: uma cadela atleta jovem que tem propensão à formação de cálculos urinários de um determinado tipo pode receber uma dieta caseira específica.

* Dentes e gengivas saudáveis! Mastigar ossos carnudos crus e roer ossos recreativos desorganiza a placa bacteriana e promove o desgaste mecânico do “tártaro” acumulado nos dentes, o que ajuda a manter a saúde oral em dia. A própria composição da dieta também contribui, devido ao baixo teor de carboidratos simples, que aderem aos dentes, predispondo à formação de “tártaro”.

* Praticidade! AN crua é uma dieta caseira mais prática que a AN cozida, uma vez que pode ser 100% crua ou predominantemente crua (apenas vegetais cozidos), poupando tempo e panelas.

* Mais músculos, menos gordura! A Alimentação Natural crua é pobre em carboidratos, principalmente amido, que promove o ganho de peso em cães. O adequado teor de proteína animal crua, de elevado valor biológico – fresca, nobre e variada – naturalmente promove o desenvolvimento dos músculos em detrimento do tecido gorduroso.

* Pelagem vibrante! A presença de proteína animal de excelente valor nutricional, combinada com os ótimos níveis de minerais e ácidos graxos ômegas-6 e 3 da dieta natural, reduzem a queda de pelos e tornam a pelagem mais macia e resistente. E você sabe o que dizem sobre a aparência da pelagem: ela reflete a saúde interna do animal!

* Saúde geral e vitalidade! A presença de oligoelementos e enzimas (presentes somente em alimentos crus) nutre o organismo profundamente, aumentando a disposição para brincadeiras, a resistência natural a parasitos e doenças e produzindo melhora sensível de quadros de vomitos, diarreia, otites e alergias quando essas são causadas por consumo de ração seca.

* Fezes muito sequinhas e com odor bem reduzido! Você nunca viu um cocô como o da AN crua! Graças à excelente digestão e assimilação dos nutrientes naturais, o resultado é um pequeno volume de resíduos, sequinho, com odor super discreto. Leia mais sobre fezes na AN aqui.

* Respeita o carnivorismo oportunista do cão! É uma dieta biologicamente adequada. Ou seja, compatível com o metabolismo e a fisiologia digestória dos cães, que evoluíram para consumir principalmente carcaças de outros animais. Em outras palavras, o fato de ser um “combustível” verdadeiramente adequado à “máquina” do seu cão ajuda a prevenir doenças freqüentemente causadas por alimentação inadequada, como diabetes, pancreatite, torção gástrica e desgaste precoce de órgãos e sistemas.

* Felicidade! Dê uma olhada nessa página com fotos e vídeos de cães e gatos devorando refeições naturais. Eles rodopiam, saltam, uivam. A alegria e o prazer que os pets expressam comendo dieta caseira variada não tem preço!

* Você se tornará um tutor pró-ativo! Seu envolvimento direto com o que seu melhor amigo come fará com que se torne mais consciente do (fascinante) universo dos alimentos e nutrientes naturais. Muita gente aproveita a deixa para melhorar a própria dieta e estilo de vida, o que costuma trazer excelentes resultados para a saúde de toda a família!

Ufa! Quanta coisa boa!

E ai, acha que seu Golden merece Alimentação Natural?

Se sim, certifique-se de que conseguirá preparar as porções e de que quando for viajar e deixar seu Golden em hotelzinhos ou cuidadores, levar também sua comida específica para que ele possa manter sua alimentação natural. Porém não são todos os lugares que aceitam ter esse "trabalho" a mais na hora de alimentar seus hóspedes.

Portanto, se você viaja muito, se busca praticidade, rações super premium podem continuar a ser a melhor opção para você e o seu Golden.
Avatar do usuário
Ricardo RFA
 
Mensagens: 76
Registrado em: 23 Dez 2013, 14:50
Localização: Vila Mariana - São Paulo / SP

Re: O que é Alimentação Natural e seus benefícios.

Mensagempor ArissaVasconcelos » 05 Jan 2014, 12:40

Muito interessante esse tópico! Uso Alimentação Natural com meus labradores e gatos ha 3 anos, ganhei meu golden a pouco tempo e ele foi desmamado com AN no canil onde nasceu e come ela desde hoje, com quase 2 anos. Todos eles tem saúde perfeita! Estou a disposição para qualquer dúvida que quiserem tirar! :)
Imagem
Avatar do usuário
ArissaVasconcelos
 
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Jan 2014, 12:29


Voltar para Alimentação Natural (AN) para nossos Goldens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron