Guia - Iniciante na Alimentação Natural

Conheça os benefícios que a Alimentação Natural trás para o Golden Retriever, saiba como preparar, o que e como oferecer, conte e divida experiências com outros proprietários.

Guia - Iniciante na Alimentação Natural

Mensagempor Ricardo RFA » 17 Jan 2014, 13:50

Oi Pessoal,

Para quem acompanha a Suri, ela ainda não chegou, está no canil com seus irmãos e mãe aprendendo a "ser cachorra".
Imagem

Se tudo der certo, ela chegará em casa sábado, dia 25 de janeiro.

Como quero que a Suri se alimente apenas de Alimentação Natural Crua, hoje fui as compras para deixar tudo congelado e preparado para quando ela chegar (daqui a 8 dias).

Após pesquisar bastante, ler muito http://www.cachorroverde.com.br e contar com a ajuda da nossa amiga Arissa aqui do Forum, passei na feira próxima de casa e comprei comida para cerca de 15 dias. Como nos primeiros dias existe a troca da ração seca para a AN, provavelmente a quantidade preparada dê para uns 17 dias...

Comprei:
3 kg de pescoço de frango cortado ( o feirante cortou na hora em pedaços de uns 5 cm cada)
1 kg de carcaça de frango cortada
1 kg de moela de frango
500g de fígado de boi.

Total gasto: R$ 21,50 (achei barato DEMAIS)

Fiz porções de acordo com o peso da Suri (aproximadamente 5 kg) precisa de cerca de 400g de comida por dia ( 8%)
As primeiras porções apenas com pescoço de frango (3 porções de 200g) que deve durar a semana da transição e as demais porções com:
200g de pescoço de frango cortado, 60 gramas de moela, 40 gramas de fígado de boi. (não necessariamente EXATOS), se passava um pouco em um saquinho, compensava no próximo.

Dica: Como a cachorra tende a ganhar peso a cada dia, aumentei um pouco a quantidade ( bem pouco mesmo) em cada saquinho, de modo que o ultimo saquinho está uns 20% mais pesado que o primeiro...

Imagem

Imagem

Vamos sentir como ela responde... se está ganhando peso, se está gordinha, se está magra.. enfim... só observando para sabermos a quantidade exata para cada cão. A teoria é bem diferente da prática nesses casos.

Imagem

Confesso que me preocupava em como estocar e congelar a comida, se comprava tupperware, qual tamanho ideal... etc..etc...
Ai desencanei de potes, fiz tudo em saquinhos ziplock, pois economiza espaço e após usar é só jogar fora... não precisa se preocupar em lavar.. reaproveitar ( embora seja perfeitamente possível), mas acho que não compensa, pois 100 saquinhos custam cerca de R$ 20,00.

Imagem

- Ok... os mais ecologicamente corretos vão dizer: "o cara dá alimentação natural para a cachorra, quer ser natureba, mas polui o ambiente jogando saquinhos plásticos fora" - Sejamos lógicos, o que eu gastaria de água e detergente para limpar saquinhos ou potes... na minha opinião prejudica o meio ambiente da mesma forma...

O tempo de preparo dessas porções, não durou mais do que 30 minutos.

O espaço que ocupou no freezer, foi MUITO menor do que eu imaginava, tudo bem que ela é filhotinha, mas deixei uma prateleira toda apenas para a AN da Suri ser abastecida por 15 dias no mínimo.

Imagem

Fui super tranquilo de preparar.

Cada saquinho tem alimento para um dia. A idéia é manter sempre um saquinho descongelado para o dia seguinte. Ou seja, na geladeira terá sempre comida fresca para 2 dias.

Imagem

Ahhhhh..... falta mais alguma coisa né... os legumes e vegetais.

Estes eu ainda não comprei, mas por praticidade vou manter porções congeladas para os mesmos 15 dias e trabalhar da mesma forma. Sei que congelar faz com que um pouco das propriedades serão perdidas, mas infelizmente não tenho tempo de manter vegetais frescos sempre. Irei cozinhar os vegetais e embalar em saquinhos para porções diárias.

O ideal seria manter os vegetais sem congelar... mas acredito que mesmo congelados, a Suri terá refeições MUITO mais saudáveis do que se comece ração... infelizmente não dá para ser 100% a risca hoje em dia, quem sabe isso mude...ou não... rsrs

Para auxiliar nos cálculos das medidas, peguei uma tabelinha do site http://www.cachorroverde.com.br, dei uma personalizada para atender as minhas necessidades e fixei na lavanderia.. assim, qualquer dúvida é sanada rapidamente.

Por hora é isso, em breve novidades para vocês!

Espero com esse guia simples, incentivar quem tem dúvidas e quem deseja oferecer AN para seu Golden e acha complicado. Acredite, eu odeio complicações, não ofereceria alimentação cozida pelo trabalho que dá.... Mas pensando nos benefícios da AN crua, perder meia horinha a cada 15 ou 20 dias para preparar é aceitável para mim!

Abraços!
Ricardo RFA

Re: Guia - Iniciante na Alimentação Natural

Mensagempor ArissaVasconcelos » 17 Jan 2014, 14:40

Ricardo, quanto aos vegetais, vc pode liquidificar eles crus e congelar, eles perdem menos nutrientes do que se vc cozinhar e congelar :) Além disso, vegetais crus assim são melhor aproveitados por eles e eu acho muito mais prático também. Não precisa usar fogão, nem lavar panelas (o liquidificador quase não suja, muito fácil de limpar) e rende muito mais, além de ser mais rico em água, o que é melhor pra saúde dos rins!
Imagem
ArissaVasconcelos

Mensagempor Ana Paula Andrade » 17 Jan 2014, 14:56

Gostei da idéia, acho que vou aderir para meu filhote crescer forte e saudável!
Abs
Ana Paula Andrade

Mensagempor Ricardo RFA » 17 Jan 2014, 16:20

Arissa, tudo bem?

Liquidificá-los crus, vai transformar tudo em um super "purê" é isso mesmo? :roll:

Acrescento um pouco de água e vou misturando os vegetais...

Dúvida quanto ao peso, devo considerar o peso final dessa "pasta" antes de congelar?

O bom é que ocupa menos espaço no freezer.... Posso fazer um "saquinho" para 4 dias (aguenta 3 dias na geladeira?) e ir adicionando em colheradas na vasilha da Suri?

O ideal era poder colocar em um tuppeware grande e poder pegar de colheradas, como se fosse um sorvete... mas acho que vai ficar duro que nem pedra.. :lol: :lol: :lol:

Valeu pela ajuda!
Ricardo RFA

Mensagempor ArissaVasconcelos » 21 Jan 2014, 00:57

Isso, vc coloca um pouco de água no fundo e uns pedacinhos de vegetal mais mole, bate e depois vai acrescentando mais vegetais pela abertura da tampa e também mais água se for preciso. Esse purê dura até 30 dias no congelador sem perder muito dos nutrientes e vc pesa antes de congelar, depois que bateu rs

Também fica bem na geladeira por até 1 semana. Aqui eu bato uma quantidade que dê pra uns 4 dias e guardo na geladeira em um tupperware, vou tirando e colocando nas vasilhas conforme vou servindo almoço e janta. Tento usar combinações diferentes a cada 4 dias, sem repetir legumes por pelo menos uma semana. Tem gente que congela em forminha de gelo e dai na hora de servir só coloca o gelinho na vasilha, porque alguns comem a quantidade exata de um ou dois gelinhos!
Imagem
ArissaVasconcelos

Mensagempor Ricardo RFA » 21 Jan 2014, 09:59

Arissa, tudo bem?

A idéia do gelinho é fantástica! Já comprei as forminhas!

http://www.lojaplasutil.com.br tem vários tipos e muito baratas!

Nesse verão eles comem até mesmo congelada né... divertido para eles roerem o gelo.

Obrigado novamente pelas dicas!

Assim que chegarem e eu for fazer o purê, coloco as fotos!
Ricardo RFA

Mensagempor ArissaVasconcelos » 22 Jan 2014, 17:05

Spyke&Puffy escreveu:Olha me desculpa mesmo a ignorância!!!!mas sempre ouvi dizer que não podia dar nada com osso de galinha pq furava o intestinp do cão...essss refeições são cruas...mas e os ossos??? É meu primeiro contato com essa idéia....eles gostam???? E os dentes???? Ficam mais sujeitos ao tártaro????? Obrigada!!!???

Normalmente a gente sempre ouve falar que não pode dar ossos de galinha, porque davamos ossos do resto da nossa comida e esses ossos perfuravam os cães mesmo, mas isso porque os ossos estavam cozidos, assados ou fritos e qualquer tipo de cocção faz o osso perder o colágeno e é por isso que ele quebra em lascas finas e pontiagudas quando eles comem. O osso cru, in natura, não tem esse problema, desde que os cães sejam apresentados e adaptados corretamente, eles conseguem lidar e digerir ossos CRUS muito bem.

A maioria dos cães costuma gostar sim, é o que a natureza pretendeu que eles comessem, né? rs

Os dentes fica muito limpos, o fato de quebrar ossos, rasgar carnes e arrancar cartilagem dos ossos limpa os dentes, por causa do atrito. Vc já viu cachorro que come exclusivamente ração ter dentes super limpos após alguns anos e não precisar de remoção de tártaro? rs
Imagem
ArissaVasconcelos

Próximo

Voltar para Alimentação Natural (AN) para nossos Goldens